Blog

Contratura de Dupuytren ou Fibromatose Palmar

O que é?

A doença de Dupuytren é uma condição na qual o colágeno da mão presente na fascia palmar sofre uma alteração na sua forma, engrossa e ao mesmo tempo contrai parecendo uma corda, que ocasiona a flexão dos dedos para dentro em direção à palma da mão. Ela apresenta outros nomes como Fibromatose Palmar ou Moléstia de Dupuytren. 

O desenvolvimento da doença geralmente ocorre muito lentamente ao longo de muitos meses, ou mesmo anos, embora em casos raros ...

Câncer de Colo de Útero

O Câncer do Colo de Útero é o terceiro tipo de câncer mais frequente em mulheres no Brasil. Para o biênio 2018-2019, estimam-se 16.370 novos casos por ano, com um risco médio de 16 casos a cada 100 mil mulheres. Essa doença é geralmente causada pela infecção persistente por alguns tipos (chamados oncogênicos) do Papilomavírus Humano -  HPV. 
As alterações celulares geradas pela infecção viral persistente podem evoluir e levar ao desenvolvimento de câncer, essas ...

ORIENTAÇÃO PARA O AUTOCUIDADO NO PÉ DIABÉTICO

Estima-se que uma em cada quatro pessoas com diabetes pode ter problemas nos pés ao longo da vida. A Polineuropatia Diabética (PND), uma complicação que afeta 50% dos pacientes, é o fator causal mais importante para as úlceras nos pés dos pacientes diabéticos, que precedem 85% das amputações. Por isso, tente seguir as seguintes recomendações:

• Realize a inspeção diária dos pés (seja por você mesmo ou com a ajuda de um familiar ou um cuidador ...

Fratura de Metacarpo

Os metacarpos são os ossos localizadas entre os pequenos ossos do carpo e as falanges (dedos). Eles são cinco por mão sendo denominado de primeiro ao quinto de acordo com o dedo que ele está ligado sendo o primeiro metacarpo aquele do polegar e o quinto do dedo mínimo. Eles são importantes para a mão pois eles provem um arco, tanto transverso como longitudinal cujo objetivo é otimização do movimento de preensão.

Quem está mais propício?
As fraturas dos ...

Lesão dos Tendões Flexores

Os músculos usados em prol de curvar os dedos são os músculos flexores. Eles permitem acionar os dedos através de "cordas" ou tendões, que conectam os músculos ao osso. Os músculos flexores se originam no cotovelo e antebraço, depois se tornam tendões logo após a metade do antebraço e se ligam aos ossos da mão e dos dedos. Sua ligação nos dedos é dentro um túnel fibroso com reforços chamados "polias", com o objetivo melhorar a eficiência mecânica do movimento de flexão. Uma ferida na palma ...

Felizmed

A Clínica Felizmed, maior rede de clínicas da região, reúne diversas especialidades médicas, odontológicas e exames. Contando com profissionais de excelência e rapidez no agendamento.

Siga-nos em nossas redes sociais
Responsáveis Técnicos