Blog

Rizartrose

Definição
A rizartrose é a artrose da articulação da base do polegar (articulação trapeziometacarpiana). Numa articulação saudável, a cartilagem reveste as extremidades ósseas a fim de permitir um deslizamento livre e indolor entre elas. Na artrose, a cartilagem está fragmentada o que acarreta zonas de contato entre os dois ossos, provocando dor e perda de força. A articulação da trapeziometarpiana apresenta um formato particular em "sela" para permitir que o polegar apresente uma movimentação em três planos, muito importante para a realização das funções do cotidiano. 

Quem é acometido?
Todo mundo pode apresentar a rizartrose, porém habitualmente ela acomete mulheres acima dos 40 anos de idade. A causa é desconhecida na maioria dos casos. Sequelas de fraturas, trabalhadores manuais e pacientes com aumento da lassidão ligamentar apresenta um risco de desenvolver a patologia.

Sinais e Sintomas
O sintoma mais comum é a presença de dor profunda e intensa na base do polegar que é agravada pela realização das atividades que necessitem o movimento de "pinça" como abrir uma garrafa, virar uma chave, escrever. Com a evolução da doença a dor se torna constante tanto em repouso como a noite. Nos casos mais severos, o polegar apresenta uma deformidade caracterizada pelo deslizamento do metacarpo para fora, o que causa importante perda da função e mobilidade do polegar.

Diagnóstico
A localização da dor e deformidade do polegar são fatores importantes para orientar no diagnóstico, porém outros testes específicos se fazem necessários durante o exame físico para não somente aumentar a suspeita, como descartar outras patologias. A radiografia do polegar permite a confirmação do diagnóstico, bem como avaliar a gravidade e as opções terapêuticas. Por outro lado, a gravidade radiológica nem sempre é relacionada a intensidade dos sintomas referidos pelo paciente. 

Tratamento
Nos casos menos severos, o tratamento clínico pode melhorar os sintomas, seja por meio de órteses, analgésicos e infiltração. Quando a artrose já está avançada ou o tratamento clínico não apresentou melhora, um procedimento cirúrgico pode ser proposto. Existem diversas técnicas para a melhora do movimento e da dor no polegar, desde de procedimentos clássicos com a ressecção simples do osso com desgaste a substituição da articulação por uma prótese.  Seu cirurgião estará disponível para te ajudar a escolher a opção mais adaptada para o seu caso.

Dr João Mussi
CRM 23617


Felizmed

A Clínica Felizmed, maior rede de clínicas da região, reúne diversas especialidades médicas, odontológicas e exames. Contando com profissionais de excelência e rapidez no agendamento.

Siga-nos em nossas redes sociais
Responsáveis Técnicos