Dedo em gatilho
O que é?
É uma queixa frequente de dor nos dedos e mão, que geralmente é causada por um bloqueio intermitente do tendão flexor no seu canal. De vez em quando, normalmente nos quadros iniciais, o paciente apresenta somente uma dor isolada na base do dedo.Nos quadros mais avançados, o paciente pode apresentar um bloqueio completo do dedo em flexão ou extensão, que se não tratado, pode levar a uma rigidez da articulação ou uma lesão do tendão.O dedo em gatilho pode acometer vários dedos, porém não necessariamente no mesmo momento.
Qual é a causa?
São várias as causas para o dedo em gatilho.- A mais comum é uma inflamação no tecido que envolve o tendão flexor (bainha sinovial) que gera um atrito entre o tendão e o seu túnel (polia) que pode ocorrer por doenças reumáticas, movimentos repetitivos e outras patologias.- Mais raramente, pode ocorrer após o tratamento de uma sÃndrome do túnel do carpo, não sendo considerada, porém uma complicação cirúrgica- Existe também uma forma especÃfica chamada dedo em gatilho congênito, que aparece nas crianças, geralmente em torno de um ano de vida.
Diagnóstico
O diagnóstico é clÃnico e geralmente não são necessários exames complementares.
Tratamento
O tratamento inicial geralmente é clÃnico, consistindo de medicações anti-inflamatórias, repouso relativo e massagem local. A realização de uma infiltração de corticoide pode ser realizada com uma eficácia rápida, porém frequentemente temporária. A realização de infiltrações repetidas não é recomendada devido ao fato do corticoide fragilizar o tendão e favorecer uma ruptura secundária.O tratamento cirúrgico, dependendo do caso, pode ser sugerido primariamente ou após um tratamento clÃnico inicial.A operação é realizada com anestesia local ou locoregional em caráter ambulatorial. Ela consiste em uma incisão mÃnima de alguns centÃmetros próximo da prega de flexão palmar e após liberação da polia. É um procedimento rápido e pouco doloroso que apresenta uma melhora nÃtida. No pós-operatório imediato o paciente é encorajado a mobilizar os dedos assim que possÃvel a fim de evitar uma rigidez das articulações. Uma dificuldade para alcançar o movimento completo do dedo pode existir dependendo do grau de evolução da doença, sendo necessário a utilização de uma órtese para ajudar na correção.
Dr. João Mussi
CRM 23617